Filas e "operação tartaruga" marcam os serviços de saúde no primeiro dia de greve dos municipários

Filas e

Foto: Rian Lacerda (Diário)

A manhã desta segunda-feira (24) foi marcada por filas extensas e distribuição de fichas em unidades de saúde de Santa Maria. O cenário é reflexo do acumulado de demanda após o feriadão somado à greve dos servidores municipais contra a reforma da previdência. Enquanto locais como o Pronto-Atendimento do Patronato e a UBS Kennedy mantiveram o funcionamento normal, a Farmácia de Medicamentos Especiais e a EAP Rubem Noal registraram restrições e grande procura.

​​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Na Farmácia de Medicamentos Especiais, o movimento dobrava o quarteirão entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Conde de Porto Alegre desde as primeiras horas da manhã. Usuários que buscavam a retirada de remédios foram surpreendidos com a distribuição de fichas, procedimento incomum no local. Apenas uma atendente realizava a entrega para centenas de pessoas.


Segundo os funcionários do local, foram disponibilizadas 250 fichas para o dia. Antes da greve, não era necessário retirar medicação com o uso de fichas. Já para quem nunca retirou medicamentos e precisava fazer o primeiro cadastro, o número baixou de 60 para 25 fichas. Devido à greve, o serviço opera com 30% da capacidade.


A auxiliar de limpeza Beatriz Alves, 42 anos, chegou ao local por volta das 8h20min e não sabia da restrição.

Foto: Rian Lacerda (Diário)

– Ela veio entregar e eu peguei a fichinha. Nunca teve ficha, mas a fila é sempre assim. Para processo administrativo é pior ainda – relatou Beatriz.


Ela, que retira medicamentos a cada dois meses, conseguiu garantir o atendimento antes do fechamento para o balanço anual que deve deixar a unidade fechada entre esta terça (25) e quarta-feira (26). O atendimento retorna na quinta-feira (27), com a possibilidade de nova distribuição de fichas.


EAP Rubem Noal em "Operação Tartaruga"

Na segunda maior unidade de saúde da cidade, a Equipe de Atenção Primária (EAP) Rubem Noal, no Bairro Tancredo Neves, referência para 9.944 atendimentos, o funcionamento opera em regime de "operação tartaruga". A unidade publicou um aviso informando a redução dos serviços entre 24 de novembro e 4 de dezembro.


  • O que não está sendo feito: Acolhimento e aferição de pressão/glicose.
  • O que está mantido: Consultas agendadas, vacinas (limitadas a 10 fichas por turno), teste do pezinho, testes rápidos de ISTs e aplicação de anticoncepcional injetável.


Situação nas outras unidades

  • UBS Kennedy: Na maior Estratégia de Saúde da Família (ESF) da cidade, localizada no Bairro Kennedy e que atende 13.376 pessoas, os atendimentos estavam normais. Segundo funcionários, não há perspectiva de adesão à greve no local.
  • ESF São José: Unidade que possui 6.317 pessoas cadastradas. De acordo com a equipe, os atendimentos estavam mantidos nesta segunda-feira, mas a situação pode mudar a partir desta terça (25), quando os servidores devem se reunir para debater a adesão ao movimento.
  • PA do Patronato: O Pronto-Atendimento funcionou normalmente, com servidores trabalhando, apesar de a administração não descartar adesões futuras.


O que diz a Secretaria de saúde

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que, considerando a normativa que estabelece a manutenção mínima de 30% dos serviços durante a greve, cada unidade organizará seu funcionamento conforme a adesão dos servidores.

"Não é possível, neste momento, precisar o funcionamento parcial ou integral das Unidades Básicas de Saúde, podendo haver variação nos atendimentos ao longo de todo o período de greve", diz o comunicado. A pasta confirmou que a Farmácia Municipal (central) opera integralmente, enquanto a de Medicamentos Especiais mantém 30% dos serviços



Confira na íntegra


A Secretaria de Saúde informa que, considerando a normativa vigente que estabelece a manutenção mínima de 30% dos serviços durante o período de greve, cada unidade de saúde organizará seu funcionamento conforme a adesão de seus servidores ao movimento.

Dessa forma, não é possível, neste momento, precisar o funcionamento parcial ou integral das Unidades Básicas de Saúde do município, podendo haver variação nos atendimentos ao longo de todo o período de greve, de acordo com a disponibilidade das equipes.

Por hora, a Farmácia Municipal está com funcionamento integral. Já a de Medicamentos Especiais está com 30% dos serviços.

A Secretaria está monitorando constantemente a situação e manterá a comunidade informada sobre qualquer atualização referente ao atendimento nas unidades.


Panorama

Em nota, a prefeitura de Santa Maria apresentou o seguinte cenário:

SAÚDE
Considerando a normativa que estabelece a manutenção mínima de 30% dos serviços essenciais durante o período de greve, a Secretaria de Saúde informa:

* O funcionamento de cada unidade de saúde é organizado individualmente conforme a adesão dos servidores ao movimento.
* Não é possível, neste momento, precisar o funcionamento parcial ou integral de cada unidade, podendo haver variação nos atendimentos ao longo do período de greve.
* A Assistência Farmacêutica do Município está com 30% dos serviços em atividade.

EDUCAÇÃO
A Secretaria de Educação (SMEd) coletou informações de 69 das 86 escolas da Rede Municipal de Ensino até as 13h30min desta segunda-feira (24):

* 38 escolas funcionam com aula normal.
* 25 escolas estão parcialmente em greve, mas mantêm o atendimento aos alunos.
* 6 escolas estão totalmente paralisadas.
* 17 instituições de ensino não repassaram informações para a SMEd.

DEMAIS SECRETARIAS
Não registraram alterações ou paralisação de atividades, mantendo as atividades rotineiras.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Greve dos municipários já impacta serviço da saúde em Santa Maria e outras notícias Anterior

Greve dos municipários já impacta serviço da saúde em Santa Maria e outras notícias

Eleição para a presidência do Tribunal de Justiça do RS termina empatada e vencedor é definido por antiguidade Próximo

Eleição para a presidência do Tribunal de Justiça do RS termina empatada e vencedor é definido por antiguidade

Geral